A queda sazonal do cabelo é um fenómeno fisiológico, ou seja, natural e costuma ocorrer em dois momentos do ano: primavera e outono.

A queda sazonal do cabelo também é conhecida como eflúvio telógeno. O eflúvio telógeno caracteriza-se por um aumento no número de fios que caem. Se normalmente perdemos cerca de 100 fios de cabelo por dia, com o eflúvio, esse número pode atingir entre 150 e 200.

Embora não seja possível evitar completamente a queda sazonal do cabelo, com algumas dicas e truques podemos reduzir o seu impacto e ajudar o cabelo a recuperar o mais rapidamente possível.

Ajuda a reduzir a queda de cabelo

Olistic Women

    • Mulheres
      entre 18-50 anos
    • Para a queda de cabelo e a densidade do teu cabelo
Ver mais

Olistic Women Next

    • Mulheres
      a partir de 50 anos
    • Para o envelhecimento e queda de cabelo
Ver mais

Olistic Men

    • Homens
      a partir dos 18 anos
    • Para a queda e a densidade do teu cabelo
Ver mais
Caída pelo Otoño

Por que é que o meu cabelo cai no outono?

A queda sazonal do cabelo no outono é influenciada por vários fatores que afetam o ciclo de crescimento capilar, provocando mudanças notáveis e queda de cabelo. Entre as principais causas da queda de cabelo no outono, encontramos:  

Mudanças na dieta durante o verão e as férias, com a maior exposição solar, o couro cabeludo pode queimar-se se não for protegido, o stress aumenta após o regresso das férias, a descida das temperaturas no outono, a diminuição das horas de sol e a mudança de hora no outono também podem afetar o ciclo de crescimento capilar.

O ciclo do cabelo

O ser humano nasce com um número determinado de folículos capilares, cada um dos quais vai gerar inúmeros cabelos ao longo da vida.

Cada folículo capilar passa independentemente por três fases principais:

1. Fase de crescimento (fase anágena): O folículo está a trabalhar no seu máximo, e o cabelo cresce e alonga-se. Cerca de 85% a 90% do cabelo está nesta fase num dado momento, que dura aproximadamente de 2 a 6 anos.

2. Fase de transição (fase catágena): O crescimento do cabelo pára, pois o folículo deixa de receber nutrientes do sistema circulatório. Esta fase dura aproximadamente de 2 a 3 semanas.

3. Fase de repouso (fase telógena): O cabelo permanece no folículo, esperando cair. Esta fase dura cerca de 3 meses. Após a fase de repouso, os cabelos acabam por cair, e o ciclo de crescimento de um novo cabelo começa novamente.

Normalmente, cada fibra capilar cresce no seu próprio ciclo, mas nem todas estão na mesma fase ao mesmo tempo. Isso impede que o cabelo caia todo de uma vez.

Mudanças no outono?

No outono, devido a fatores de stress como os danos solares acumulados, um número maior de cabelos entra na fase telógena e cai simultaneamente, resultando numa queda de cabelo mais acentuada.

Conselhos para um cabelo mais saudável no outono

  • Mantém uma hidratação adequada, bebendo pelo menos 2 litros de água por dia.
  • Segue uma alimentação equilibrada, certificando-te de que a tua dieta seja rica em proteínas, vitaminas e minerais.
  • Usa produtos que fortaleçam e hidratem o teu cabelo (condicionador, máscara capilar, óleo, etc.).
  • Proteção contra o calor: evita o uso excessivo de secadores e alisadores para prevenir danos no cabelo.
  • Escova o teu cabelo das pontas para as raízes para evitar danos. A escovagem estimula a circulação sanguínea no couro cabeludo.
  • Evita dormir com o cabelo molhado, pois é mais frágil e propenso a partir-se.