Sabias que os raios UV do sol são a causa mais comum do cabelo seco e frisado?
O cabelo, assim como a pele, sofre sob o sol, pois é vulnerável aos raios ultravioleta (UV) que podem causar danos graves.
Para evitar isso, recomendamos seguir algumas dicas para proteger o cabelo na praia.
Além disso, especialmente no verão, é fundamental utilizar tanto produtos que cuidam do cabelo externamente – como champôs e máscaras hidratantes – quanto produtos que o fortalecem internamente, como o Olistic, o primeiro nutracêutico que aborda as seis causas fundamentais da queda de cabelo e contém 12 ingredientes antioxidantes.
Raios UVA e UVB
A luz solar é principalmente luz ultravioleta (UV) e inclui diferentes tipos de radiação:
- Os raios UVA (A de “aging”, envelhecimento) podem penetrar profundamente na pele através do vidro das janelas e danificar o colágeno na pele e no couro cabeludo.
- Os raios UVB (B de “burn”, queimar) podem danificar a cutícula, a queratina e as proteínas do cabelo, causando desidratação.
A função fotoprotetora da melanina e o seu dano
A melanina é o pigmento do cabelo responsável pela cor dos fios. Serve como uma barreira protetora contra fatores ambientais como a luz solar, que causa danos solares e poluentes. No verão, a melanina trabalha arduamente para controlar o excesso de radicais livres causados pelos raios UV.
A melanina pode reduzir os radicais livres e bloquear a sua entrada na fibra capilar. Também absorve e filtra as radiações UV.
O que acontece quando o sol danifica a melanina?
O cabelo mais claro no verão é na verdade um sinal de cabelo danificado.
Isso acontece porque, uma vez que a melanina se danifica, perde a sua função protetora. Esse dano leva a uma menor quantidade de melanina, resultando em um cabelo mais claro (photobleaching ou fotobranco).
As mudanças de cor podem depender do tipo e da quantidade de melanina que está naturalmente presente no cabelo.
O que acontece com o cabelo com a radiação solar?
- A radiação solar enfraquece a estrutura da cutícula e as escamas da cutícula se levantam e danificam.
- A camada interna (corteza) e a estrutura de queratina ficam mais expostas e danificam-se mais facilmente, levando a secura, fragilidade, opacidade e textura áspera.
- Além disso, com o tempo, a exposição repetida aos raios UV pode contribuir para danos no cabelo, como pontas duplas e frizz.
O cabelo loiro no verão
Sabias que no verão o cabelo loiro e também o cabelo pintado sofrem mais do que o cabelo castanho ou preto?
Como as fibras de cabelo loiro têm menos melanina – que tem uma função fotoprotetora – são mais propensas a sofrer danos do que o cabelo castanho, que tem melhor proteção natural.
No cabelo descolorido ou pintado, a melanina já está degradada pelo processo químico, o que reduz o efeito fotoprotetor, resultando em um cabelo mais seco, com menos brilho e mais propenso à quebra.
O que acontece com os cabelos brancos com a radiação solar?
Como as fibras dos cabelos brancos têm menos melanina, são mais propensas à oxidação e descoloração. Isso pode ser notado em cabelos brancos que se tornam amarelos e opacos com o tempo. Por isso, é essencial proteger o cabelo com chapéus e bonés, especialmente no verão.